top of page

Adolescência: mais uma das belas fases da vida. E só!


Como pais e mestres veem a adolescência e os resultados obtidos a partir desse olhar.

Adolescência, mais uma das belas fases da vida. E só!

Há anos, desde que engravidei dos meus dois filhos, venho analisando os diversos pensamentos e paradigmas que a sociedade tem formado e compartilhado sobre a adolescência. E incrivelmente, antes mesmo de aprofundar nos estudos de relacionamento intra e interpessoal, inteligência emocional e as Leis do Universo como, por exemplo, a lei da Gratidão, não me conformava com isso! Apenas olhava a situação como mãe de duas crianças que um dia alcançariam a adolescência e ficava assustada com a cegueira das pessoas em não saberem que colhemos o que dizemos! Assim como pensamos, agimos!, e lançamos emoções exatamente conforme nosso estado emocional, então teremos resultados precisamente baseados nesses pensamentos e ações. Você sente, seu coração e suas emoções vibram conforme esse sentimento, isso gera um campo vibracional que contagia todo o ambiente onde você está inserido (família, trabalho, relacionamentos...) e essa mesma força retorna a você com mesma força e intensidade.

Isso é Lei da Ação e Reação, Força do Pensamento, Física Quântica!

Isso é a Lei da Vida!!

Colheremos conforme o que plantarmos. E com nossos pensamentos e ações não será diferente! Assim como pensamos, sentimos, agimos, então... somos.

Inconformada com os paradigmas sociais (crenças, modelos de comportamentos seguidos por uma sociedade) sobre o tema, antigamente eu apenas confrontava pessoas do meu círculo social a repensarem seus conceitos, mas o alcance era ínfimo se considerarmos quantas me ouviam, e, claro, quantas permitiam tal abordagem.

E como tenho sofrido ao ouvir queixas sem fundamentos sobre a tal aborrescência!!

Não foram poucas as vezes que, sem querer, ofendi algumas amigas ao confrontar suas queixas, dizendo-lhes que quando meus próprios filhos entrassem na adolescência, diferentemente do que elas estavam vivendo, essa seria tão somente mais uma das belas fases da vida... Eu realmente sempre acreditei nisso!!

Por que algumas famílias conseguem manter normalmente a harmonia da casa cheia de adolescentes e outras não?

Por que garotas e garotos educados, que cresceram em lares felizes, que sempre conviveram harmoniosamente com os pais, ao entrar na adolescência, passaram a se tornar intolerantes? Será que a relação era tão harmoniosa assim?

Vejo pais reclamarem que os filhos adolescentes não querem viajar mais com a família, ou não querem ir a restaurantes com eles... E quando os filhos eram crianças, eles faziam parte das viagens que o casal fazia? Havia o hábito de saídas a restaurantes em família ou o casal, precisando renovar os laços afetivos, sempre saía sozinho?

É necessário analisar os hábitos construídos ao longo dos anos...

E assuntos como o uso de substâncias lícitas, ilícitas e gravidez na adolescência, além de lares onde brigas e desavenças sempre foram sua principal característica deixarei para explanar em outro artigo...

Como está o diálogo entre pais e filhos?

Quando os filhos são pequenos dedicamos grande parte do nosso tempo a eles, até mesmo por suas limitações físicas como, por exemplo, alimentar-se, cuidar da própria higiene, fazer os deveres escolares, entre outros. O adolescente sabe se alimentar, alguns sabem preparar uma refeição, sabem cuidar da própria higiene, estudar sozinho, inclusive sair de casa e chegar ao destino escolhido!

Então, não lhes dedicamos tanto tempo nesses afazeres...

Mas...

E o tempo a ser dedicado agora não mais com cuidados físicos, e sim com presença? Diálogos? Intimidade? Afeição!

Cito aqui um trecho de meu livro O Despertar de uma Sinfonia:

... Então me certifico, definitivamente,

de que valeu a pena.

De que a maternidade é uma das

experiências mais fantásticas que existem.

É um caminho sem volta, sem opção de devolução

ou arrependimento, e o resultado...

Ah! O resultado é uma

história de amor carregada de vitórias,

se você planta a boa semente

e cuida dela sem fadiga,

mas com afeto, atenção e dedicação. (p.173)

Muitos pais insistem em se defender, dizendo que agora os filhos adolescentes são independentes e não precisam tanto deles mais... errado! Um grande engano.

Seu filho é independente nos afazeres descritos acima, mas está vivendo um dos períodos de maior fragilidade da vida dele.

Adolescência é período de descobertas, de autoafirmação, com as mais diversas transformações corporais, hormonais e comportamentais. Nessa fase ocorrem mudanças hormonais significativas no corpo. Esses hormônios acabam influenciando diretamente o comportamento dos adolescentes. Nesta fase, os adolescentes podem variar muito com relação ao humor, e comportamentos como agressividade, tristeza, felicidade, agitação, preguiça e ansiedade podem ser comuns.

Se os pais entenderem

e souberem administrar isso,

o relacionamento familiar pode não só

se manter harmonioso e íntimo,

como se tornar

um estilo de relacionamento a ser vivenciado

nas próximas décadas!

Portanto, sua experiência como pai, mãe ou cuidador é fundamental para ajudá-lo a se descobrir, descobrir seus sonhos, seu valor como ser humano, a manter elevada sua autoestima e reforçar sua identidade, para tomar decisões certas e precisas.

Mais do que nunca, adolescência é momento de promover o autoconhecimento e autodesenvolvimento de forma natural e progressiva, respeitando a individualidade e peculiaridade de cada um. Momento de estimular o filho a criar seus próprios métodos, respeitar seu próprio ritmo e se comunicar de maneira clara e objetiva.

Seja um pai, uma mãe ou um cuidador presente!!

Se seu filho nem entrou na adolescência e você já está em pânico, desista disso! Atraímos aquilo que focamos! Foque em um relacionamento saudável e cheio de descobertas com seu filho! Compreenda-o, ame-o, esteja com ele!

Deixe-o sentir que você estará lá quando ele precisar de você, e que ele pode confiar em você.

Em meu livro prestes a ser lançado sobre adolescência, um dos meus protagonistas é resgatado justamente no momento em que ele se lembra das palavras afetuosas da mãe, e se sente profundamente acolhido e seguro.

Descobre, portanto, que há um caminho de volta...

Cito-o abaixo:

... a mamãe te ama. Muito.

Olhe nos meus olhos.

Vivi mais da metade da minha vida em função sua,

se considerarmos também os longos anos

de tratamentos para minha infertilidade. Tempos difíceis. (...)

Desculpe-me, estou emocionada.

O que eu quero lhe dizer é que não importa o que você faça,

com quem faça ou como esteja, eu sempre estarei aqui.

Sempre, entendeu?

I’ll be here for you.

Poderemos recomeçar, sem julgamentos,

pelo simples fato de nos amarmos.

I'll be here for you.

Amor é isso. A gente ama e recomeça,

perdoa e crê, continuamente nutrindo gratidão.

Eu estarei aqui, eu sempre estarei aqui.

Confie em mim... (p.308)

Em um momento crucial de sua vida, quando está prestes a se perder, ele se certifica de que há um caminho de volta... E essas palavras maternas ecoam no coração e lhe desenham um novo destino...

Quantos jovens vêem-se assim em algum momento de suas vidas?

Há para eles caminho de volta?

Infelizmente alguns dirão: o que é isso? Passar a mão na cabeça de um delinquente e simplesmente perdoar?

Pois eu lhes digo: há momentos cruciais na vida de um jovem que só a convicção do perdão e do amor incondicional são capazes de regatá-lo... E aqui não cabe punição, mas compreensão e aceitação. Os sermões e lições de vida só terão lugar depois, através de relacionamento, permeado de atitudes de amor e presença...

Vamos desenvolver relacionamentos familiares baseados na confiança e na intimidade com nossos jovens. Amar é presença, é dedicação, é doação. E, no final, certamente o resultado será uma história de amor carregada de vitórias, se você planta a boa semente e cuida dela sem fadiga, mas com afeto, atenção e dedicação.

* Luciane Mustafá, além de Musicoterapeuta, Escritora e Palestrante Motivacional, cursou MBA em Gestão de Pessoas e é Coach de Resultados, e tem ajudado inúmeras pessoas a se redescobrirem e reescreverem uma Nova Jornada.

Contato: luciane@gpup.com.br


Tags:


vida extraordinaria

lucianemustafa

palestrante

motivação

autorrealização

coach de resultados

autoconhecimento

tomada de consciência

o despertar de uma sinfonia

consciência

vida feliz

vida de sucesso

sucesso

felicidade

jornada

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page