top of page

O Despertar de uma Sinfonia, uma verdadeira lição de gratidão, superação, fé e realização! - Entrevi


Abaixo entrevista para a Editora Oxigênio/ Grupo Editora Dracaena:

http://editoraoxigenio.com.br/editora/entrevista-com-luciane-moreira-mustafa-de-o-despertar-de-uma-sinfonia/

A realização de um sonho de infância foi o ponto de partida para o nascimento de “O Despertar de uma Sinfonia”. Empresária de sucesso, madura e uma mulher resolvida, Luciane Moreira Mustafá está lançando seu primeiro livro por meio da Editora Dracaena.

Um romance envolvente, com grandes lições de vida e momentos de fortes emoções. Foi dessa forma que a escritora criou a primeira obra do que promete ser uma carreira promissora na literatura.

Conheça um pouco mais de Luciane na entrevista:

ED: Como surgiu a ideia de escrever um livro?

Luciane: Durante minha infância, eu adorava escrever histórias infantis. E eram belas histórias. Daí eu cresci, vieram outros planos, a vida foi tomando outro rumo e esse sonho ficou adormecido, para não dizer, esquecido.

Então, aos 36 anos, eu era uma mulher bem-sucedida, com uma empresa próspera, alguns cursos acadêmicos, uma bela família, mas comecei a sentir certa angústia. Silenciosa, sem motivo aparente, mas latente… Uma frustração. Eu não entendia o que poderia ser, mas estava lá e eu sentia uma voz tentando me sinalizar algo que eu não conseguia enxergar.

Eu tinha um grupo de amigas com as quais eu me encontrava semanalmente e, sem ser este o objetivo da reunião, nossos encontros transformaram-se em momentos terapêuticos. Então, em uma das nossas reuniões, de repente, eu tive um insight e descobri o que tanto me entristecia: eram os sonhos da infância, a paixão pelos meus livros adormecidos que gritava em mim. Então o sonho de escrever renasceu com todo vigor.

Mas aí veio outro problema…

Eu queria escrever uma história impactante, que pudesse inspirar as pessoas a buscar uma vida mais plena, com mais otimismo e fé. Uma obra que inspirasse as pessoas a se apaixonarem verdadeiramente por si e pela vida! Sabe aquelas obras que nos transportam a outra dimensão e nos levam a rever nossos relacionamentos e conceitos? Era isso o que eu almejava escrever!

Então, quando realmente ponderei sobre a possibilidade de escrever um livro, acreditei que não estava pronta para a qualidade da obra que eu buscava escrever e que isso seria para grandes gênios. Daí renasceu uma frustração ainda maior, porque beirava a sensação de impotência.

Até que, conforme eu vivia meus 38 anos, fui percebendo uma nova nuance em minha vida de maturidade, valores e conceitos cujas experiências poderiam ser bastante interessantes para outras pessoas. E assim iniciou-se um processo de cobrança interna frenética, sem sossego, 24h/dia, para eu começar a escrever minha primeira obra; inclusive a busca pelo tema e como iria iniciá-lo.

Então, em uma bela manhã, em casa, sentada na varanda enquanto tomava um café, contemplava o lago e refletia sobre a vida, veio à minha mente o primeiro capítulo do livro. Um momento emocionante porque significou o resgate de uma menininha por anos envolvida em outras escolhas e em algumas intercorrências da vida. A escritora mirim, agora uma mulher madura e decidida, renascia com força total.

ED: Qual foi a inspiração para escrever “O Despertar de uma Sinfonia”?

Luciane: Confesso que minha própria vida.

Percebia algumas pessoas com quem, às vezes, conversava, tão desmotivadas, descrentes e pessimistas que comecei a indagar como poderia ajudá-las a mudar seu foco. Eu não perdia a oportunidade de conversar com elas e fazer com que alterassem o curso do pensamento, mas parecia ser tão pouco… Ao mesmo tempo, algumas primas, amigas e até alguns terapeutas que me conheciam me diziam que usavam meu otimismo e fé como instrumento de ajuda a outras pessoas.

Então naquela manhã na varanda enquanto tomava meu café, percebi que o que eu tanto buscava – o tema da história – estava no meu coração, nos meus pensamentos, nos meus valores e que só seria preciso concentração para verbalizar o conteúdo interno de maneira envolvente, mas ao mesmo tempo, singela, porque a vida é assim. Sua beleza está justamente na simplicidade e na nossa capacidade de percebermos isso.

Escrever “O Despertar de uma Sinfonia” foi uma experiência riquíssima porque me permitiu, através de uma história envolvente e apaixonante, permear sobre inúmeros fenômenos humanos e proporcionar ao leitor refletir sobre sua própria vida, seus valores, seus sonhos, seu poder de escolha e a qualidade de seus relacionamentos, não só com os outros, mas também consigo.

ED: Você se espelhou em algum autor? Quais seriam?

Luciane: Amo filosofia. Muitas pessoas, pelo senso comum, dizem que não gostam de filosofia porque abrange assuntos complexos. Mas a filosofia é a vida e tudo o que a permeia. Reflexão sobre o amor é filosofia. Conceitos sobre justiça, respeito, certo e errado, ética, bondade, maldade etc., estão permeados de estudos filosóficos.

Gosto de autores que nos levem a reflexões acerca das questões humanas e nos ajudem a galgar degraus na escada do crescimento humano. Não leio o que não me leve a um lugar novo, com descobertas. Gosto de ser transportada a lugares ainda não visitados…

Portanto, leio vários autores que nos proporcionam esse crescimento, como o realismo de Léon Tolstói e Machado de Assis. Ultimamente, tenho lido e refletido sobre os questionamentos de Michael Sandel, instigadores, porque abarcam situações que envolvem a realidade da vida atual, com o advento da globalização mundial, das redes sociais e de valores até então ignorados, mas que permeiam decisivamente o rumo de nossa sociedade moderna e as relações sociais de várias gerações, atuais e futuras.

ED: Quais são suas inspirações como escritora?

Algum livro de cabeceira, pessoas, um lema de vida?

Luciane: Leio a Bíblia, livros sobre relacionamentos intra e interpessoal, sobre as Leis do Universo e Neurociências com abordagem nas faculdades mentais superiores. Sou cristã e tenho fé em Deus e em mim, minhas grandes inspirações.

Também tenho inspiração no meu lema de vida, o qual tenho ensinado aos meus filhos: pagar o mal com o bem. Dias atrás, meu filho de 11 anos, estava passeando na casa de um grande amigo e um vizinho deu-lhe um murro no rosto durante uma partida de futebol, o que deu fim ao jogo. Horas depois, o tal menino foi à casa do amigo onde meu filho estava, pediu-lhe desculpas, prometeu que o episódio não mais ocorreria, chamou-o para brincar e eles se tornaram amigos. Quando a mãe do anfitrião soube do ocorrido, chamou meu filho e lhe disse que ele não devia ter ido brincar com aquele vizinho, pois ele merecia ficar sem ninguém para brincar. Então meu filho respondeu: “Mas tia, minha mãe me ensinou a pagar o mal com o bem!”. É um lema de vida inspirador porque nos liberta de rancor, mágoa, ódio e nos permite focar naquilo que realmente importa, que são os nossos projetos.

E a outra inspiração, também tão importante, é a qualidade da relação que vivo com meu marido e meus filhos. Reprovo piadas com mensagens subliminares que milhares de pessoas postam, imperceptivelmente, nas redes sociais, whatsapp etc., de, por exemplo, maridos e esposas denegrindo os cônjuges. E o pior é que as pessoas vão postando e contagiando a todos com o olhar pessimismo de que todo casamento tem que ser enfadonho, todo homem é infiel e desleal àquela a quem deveria honrar, toda mulher é interesseira e só pensa em ir ao cabeleireiro e todo adolescente é “aborrescente”. Porque as coisas têm que ser assim? Não! Podem ser diferentes, a começar pela nossa visão, das mais simples como dizer “não!” a uma simples “piada” que, na verdade, molda os valores de uma sociedade.

ED: Como foi o desenvolvimento do livro e processo editorial?

Luciane: Foi muito interessante porque comecei a escrever uma história acreditando que aquele seria o começo! Mas, na metade do livro, percebi que teria que dividi-lo em duas partes. Daí, veio a inspiração para escrever um prefácio antes do primeiro capitulo, que teria sua continuidade no início da segunda parte.

Não foi fácil escrever essa história carregada de emoções impactantes.

Confesso que, em alguns capítulos, a descarga emocional foi tão tremenda que precisei distanciar-me dos manuscritos por alguns dias, para me recompor. Às vezes escrevia coisas tão fascinantes que ficava por horas lendo e relendo o trecho, maravilhada e até incrédula por aquilo estar acontecendo! Outras, chorava e ria sozinha. Foram dois anos e um mês de envolvimento total, acordando e dormindo ligada à obra. Sem contar os meses de revisões e alterações de uma ou outra parte…

Acredito que uma obra nunca se completa. Ela sempre estará sujeita à interpretação do receptor e, também, às novas experiências do próprio autor.

Foi um período de grandes descobertas e aprendizado. Uma experiência tão rica e fascinante que por si só já foi um sucesso. No meu íntimo, “O Despertar de uma Sinfonia”, já nasceu como um grande sucesso, porque me elevou a um novo patamar de vida e de autorrealização, não só pelas experiências ao escrevê-lo, mas também, por me mostrar que podemos resgatar sonhos antigos, desconhecidos e desacreditados! Cumpriu, portanto, um papel decisivo na minha vida.

Outro ponto igualmente importante foi encontrar uma editora que tivesse envolvimento afetivo com a proposta do livro. Minha busca durou quase um ano, mas encontrei na Editora Dracaena uma equipe que entendeu minha visão e com quem eu tenho desenvolvido uma relação permeada de confiança e profissionalismo.

ED: Qual a principal mensagem você quis passar por meio de “O Despertar de uma Sinfonia”?

Luciane: Acredite em si mesmo. Não deixe o vento levá-lo para onde ele assoprar. Tenha fé, benevolência e perseverança para realizar seus sonhos e se sinta merecedor da vitória, quando se realizar.

ED: Projetos futuros?

Luciane: Sim! Estou escrevendo um livro que será uma trilogia para o público adolescente, conforme a protagonista Ana Luiza vai crescendo e vivendo novas fases da vida. Pretendo, através de uma história cativante, cheia de aventuras, descobertas e responsabilidades próprias da idade, apresentar um novo e fascinante paradigma de valores e relacionamentos prazerosos com a família e os amigos. Íntima e sutilmente, levanto questionamentos sobre a ética, o respeito e a qualidade das relações construídas por essa geração high tech.

Nessa história eu também levanto algumas questões atuais sobre o transtorno do déficit de atenção, muito comum hoje entre as crianças e jovens.

Outro projeto futuro é escrever um romance sobre uma heroína, mãe de uma criança com necessidades especiais, que tratará de forma aprofundada as emoções, as alegrias e as dificuldades que algumas mães vivem. Quero lhes apresentar uma história que vá ao encontro dessas emoções guardadas, vividas e, às vezes,

escondidas. Tenho uma grande amiga que é mãe de uma criança com necessidades especiais e, tão logo nos conhecemos, ela me propôs esse projeto que era um sonho antigo dela. O que ela não sabia era que eu também tinha um plano assim!

ED: Quem é a Luciane? Profissão, família, aspirações…

Luciane: Sou muito intuitiva e poética. Em termos acadêmicos, formei-me em Licenciatura em Música na UFG – Universidade Federal de Goiás – e, anos depois, cursei Bacharelado em Musicoterapia na mesma universidade. Como meu pai trabalhou durante toda sua vida como representante comercial, acabei trabalhando com ele nessa área e me apaixonando por negócios. Isso, aliado à minha eterna indagação sobre as relações intra e interpessoais, levou-me a estudar MBA em Gestão de Pessoas na UGF – RJ.

Anos mais tarde, eu e meu marido, que já era empresário antes mesmo de nos conhecermos, fundamos a GroUp, uma holding que abrange empresas no ramo de restaurantes e promoção de eventos corporativos, soluções de tecnologia, turismo náutico no Lago Paranoá e Lavanderia Industrial.

Com o despertar da paixão de escrever, tenho dividido meu tempo também com essa atividade tão importante para mim, porque resgata meu mais íntimo desejo e me faz sentir livre e completa em contato com meu lado poético, criativo e reflexivo.

E atualmente formei-me Coach e tenho ensinado inúmeras vidas, através de cursos, seminários, palestras e atendimentos individuais, e reescreverem uma Nova Jornada, uma vida de resgate e realizações de sonhos, através de metas e objetivos.

Tenho um casal de filhos que renovam minha vida a cada manhã. Incrível como eles nos ensinam com sua forma pura e criativa de visão de mundo.

Minhas aspirações são que “O Despertar de uma Sinfonia” consiga transmitir sua mensagem principal de elevar as pessoas a um novo conceito da vida – voltar a acreditar nos sonhos grandes – e proporcionar, também, diversão e entretenimento com um material que as farão rir, chorar, sonhar, se apaixonar…

* Luciane Mustafá, além de Musicoterapeuta, Empresária, Escritora e Palestrante Motivacional, cursou MBA em Gestão de Pessoas e é Coach de Resultados, e tem ajudado inúmeras pessoas a se redescobrirem e reescreverem uma Nova Jornada.

Entre em contato através do email para conhecer seu trabalho de Coach que tem transformado dezenas de vidas e famílias: luciane@gpup.com.br.

Luciane atende via skype, através de sessões individuais e pré-agendadas.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page